Você sabia que o mercado global de serviços saúde digital está crescendo exponencialmente e deve atingir US$ 234,5 bilhões até este ano (2025), de acordo com a Frost & Sullivan (2022)?
Fintechs e seguradoras estão investindo cada vez mais nesse setor, devido a uma combinação de fatores estratégicos e econômicos, integrando telessaúde, monitoramento remoto e acompanhamento personalizado em suas soluções.
Mas por que essas empresas financeiras estão interessadas em saúde digital? A resposta está na redução de custos, fidelização de clientes e valor agregado aos serviços. Continue lendo para entender essa tendência e como ela pode impactar o futuro do setor.
O que é o Saúde Digital e como ela funciona?
A Saúde Digital é a integração da tecnologia aos serviços de saúde, tornando o acesso a consultas, diagnósticos e tratamentos mais ágil, acessível e eficiente. Ela utiliza plataformas online, inteligência artificial e dispositivos conectados para facilitar o cuidado com a saúde, reduzindo deslocamentos e otimizando atendimentos.
Dentro do universo de Saúde Digital, a telessaúde se destaca como uma das principais soluções, permitindo que pacientes sejam acolhidos por enfermeiros, médicos, psicólogos e outros profissionais da saúde de forma remota, por meio de videochamadas, ligação e chat.
Dessa forma, o acesso a saúde de qualidade chega para todos, especialmente para quem tem uma rotina agitada ou mora em locais com menos recursos médicos. A telessaúde possibilita:
- Consultas online, que reduzem o tempo de espera e aumenta a acessibilidade;
- Acompanhamento remoto através de dispositivos inteligentes que monitoram a saúde do paciente em tempo real;
- Programas de tratamento para doenças crônicas de forma personalizada, ajudando pacientes a terem uma qualidade de vida maior;
- Plataformas de bem-estar, como aplicativos que auxiliam na prevenção de doenças e promovem hábitos saudáveis.
Essas soluções são um diferencial estratégico para fintechs e seguradoras que querem oferecer mais valor aos seus clientes.
Mas por que fintechs e seguradoras estão apostando na saúde digital?
Com soluções de saúde digital e serviços de telessaúde, as fintechs e seguradoras enxergam como uma oportunidade de diferencial competitivo, além de melhorar a experiência do cliente e integrar suas estratégias a práticas de ESG. A sinergia entre saúde e finanças possibilita a criação de produtos inovadores e personalizados, impulsionando novas possibilidades de negócio. Conheça as vantagens de investir em soluções de saúde digital.
Redução de custos operacionais
Empresas do setor financeiro entendem que prevenir é mais barato do que remediar. Ao oferecer serviços como telemedicina e monitoramento remoto, seguradoras conseguem reduzir sinistros e custos com indenizações, já as fintechs podem integrar a saúde como um serviço adicional que gera engajamento e retenção.
Fidelização e engajamento de clientes
Os consumidores modernos buscam conveniência e exclusividade. A oferta de serviços de saúde digital proporciona aos clientes um acesso mais rápido e prático a cuidados médicos, aumentando sua satisfação e fidelização. Essa melhoria na experiência do usuário é um diferencial competitivo para fintechs e seguradoras que desejam construir um relacionamento duradouro e próximo com seus clientes.
Maior acessibilidade e democratização da saúde
Muitos brasileiros não possuem plano de saúde e dependem do SUS, além de muitas regiões do Brasil ficarem afastadas de centros hospitalares, o que dificulta o deslocamento e o alcance ao atendimento médico. Fintechs e seguradoras que oferecem serviços de saúde digital ajudam a preencher essa lacuna, democratizando e facilitando o acesso à saúde de qualidade.
Integração com ESG e responsabilidade social
Empresas comprometidas com práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) encontram na telemedicina uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida da população, ao mesmo tempo que fortalece sua reputação no mercado.
Sinergia entre serviços financeiros e de saúde
Fintechs podem oferecer financiamento para desenvolvimento de tecnologias digitais para a área da saúde, enquanto seguradoras podem utilizar dados de saúde digital para criar produtos mais adequados ao perfil de cada público-alvo.
Como a sua empresa pode se beneficiar dessa tendência?
A saúde digital não é mais o futuro, é o presente. Fintechs e seguradoras que implementam essas soluções saem na frente e conquistam clientes que buscam cada vez mais experiências únicas.
Quer saber como podemos te ajudar a integrar a saúde digital no seu negócio?
Com 18 anos de atuação, a TopMed segue encantando clientes e usuários com inovações em saúde digital. Com uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente treinados e capacitados para atender 24h em todos os dias da semana, combinamos tecnologias disruptivas com atendimento humanizado conectar empresas, instituições públicas e usuário final com o que existe de melhor em cuidados à saúde.
Se você é CEO, fale conosco e conheça todas as nossas soluções que você pode implementar na sua empresa. Entre em contato com o nosso time comercial e conheça o universo dessa nova revolução da telessaúde: (48) 3954-8100 | [email protected] | 0800 884 8444. Ou preencha o formulário abaixo.