TopMed realiza evento sobre NR-01 em sua sede em São Paulo 

participantes do evento topmed insights

No dia 16 de abril, a sede da TopMed em São Paulo foi palco para o primeiro TopMed Insights, um evento que marcou um importante passo no compromisso da empresa em fomentar diálogos estratégicos entre saúde, gestão de pessoas e responsabilidade corporativa.

Com o tema “NR-01 na prática“, o encontro trouxe como convidada especial a psicóloga Gisele Maraschin, referência nacional no assunto. Em um bate-papo direto e provocador, ela nos ajudou a refletir sobre como saúde mental precisa sair do campo do discurso e entrar de vez na prática das organizações.

 

Por que falar sobre a NR-01 agora?

A Norma Regulamentadora (NR-01) foi recentemente atualizada pela Portaria nº 1.419/2024, introduzindo pela primeira vez a obrigatoriedade de considerar os Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho (FRPRT) no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Esta atualização é um marco significativo para a segurança e saúde no trabalho, exigindo que as empresas implementem medidas para gerenciar esses riscos, garantindo que os colaboradores não adoeçam mentalmente devido à sobrecarga ou ambientes tóxicos.

E tem mais, no dia 25 de abril, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou uma nova retificação, definindo que as exigências da NR-01 passarão a valer a partir do dia 26 de maio de 2025. No entanto, durante os primeiros 12 meses, a fiscalização terá um caráter educativo, sem aplicação de multas, justamente para permitir que as empresas se adequem gradualmente.

É o momento ideal para agir com consciência e começar essa transformação com planejamento, informação e ações que coloquem as pessoas no centro.

A saúde mental no ambiente corporativo já não pode mais ser tratada como um tabu ou um benefício adicional. Ela deve ser vista como um pilar fundamental da sustentabilidade organizacional.

Um evento para pensar e agir

Durante o TopMed Insights, conseguimos conectar as exigências da normatização com ações que já acontecem no dia a dia. Isso mostrou, de forma prática, que a transformação não é um passo distante: é uma construção possível, feita de decisões simples, mas consistentes.

A psicóloga Gisele Maraschin abordou os desafios e oportunidades trazidos pela nova NR-01, e como as empresas podem se adaptar às novas exigências sem abrir mão de sua cultura, mas reforçando o cuidado como parte da estratégia.

Discutimos:

  • O papel do autoconhecimento como ferramenta de gestão;
  • A importância de estruturas que sustentem o cuidado contínuo;
  • Os novos deveres legais relacionados à prevenção de assédio, violência e sofrimento psíquico;
  • E, principalmente, a urgência de humanizar o processo de transformação: são pessoas cuidando de pessoas, e isso exige escuta, empatia e equilíbrio, e a TopMed está aqui para ajudar nesse processo.

 

Um dos grandes aprendizados do dia foi unânime entre os participantes: a visão pós-evento mudou. O que antes parecia algo distante, agora é visto como necessário, possível e estratégico.

Mais do que normas, um compromisso com o cuidado

Em um cenário onde a saúde mental é essencial para a sustentabilidade organizacional, a TopMed reforça seu propósito de transformar a forma como se constrói o cuidado no mundo corporativo. Seguimos conectando líderes, especialistas e soluções para provocar mudanças reais. Porque humanizar a saúde também é uma decisão de negócios.

O TopMed Insights foi um marco no nosso compromisso de fomentar diálogos estratégicos entre saúde, gestão de pessoas e responsabilidade corporativa. Continuaremos a promover eventos e iniciativas que contribuam para um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, alinhado com as novas exigências da NR-01.

E você, já começou esse movimento na sua empresa?

Compartilhe este conteúdo
Tags

Conteúdos relacionados